expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Páginas

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Santo de Cada Dia - 16 de Fevereiro

Santos Elias, Jeremias, Isaías, Samuel e Daniel
Às portas de Cesareia da Palestina, residência do governador romano, apresentaram-se um dia cinco egípcios jovens. Voltavam da Cilícia (Turquia) aonde tinham acompanhado, para os reconfortar, compatriotas cristãos condenados às minas. Aos guardas, que lhes faziam perguntas, dirigiram eles uma linguagem tão estranha que foram tidos como suspeitos e levados ao governador Firmiliano.
-Quem sois vós? perguntou-lhes.
- Elias, Jeremias, Isaías, Samuel e Daniel, respondeu Elias que falava em nome de todos. Eram nomes desconhecidos no império romano; tinham-nos tomado do batismo; ora Firmiliano não lia o Antigo Testamento.
- Donde sois? prosseguiu.
- Somos da Jerusalém do alto.
- E onde é essa Jerusalém do alto? Perguntou o governador que nem sabia com certeza onde era a Jerusalém de baixo, uma vez que este nome tinha sido substituído dois séculos antes por Élia Capitolina.
- Está do lado do Oriente, pois é no Oriente que nasce o sol, e Jesus é para nós o sol de justiça, a luz que brilha nas trevas (Jo 1, 5).
- Mas, afinal qual é vosso ofício? - perguntou Firmiliano que nada entendia dessa linguagem esotérica, se é que não se defrontava com inimigos de Roma, vindos do oriente.
- Somos cristãos; fazemos profissão de servos de Cristo, no qual pusemos a nossa esperança e o nosso amor.
Desta vez o  governador compreendeu; e mandou que os decapitassem. Isto mesmo é que eles procuravam: como não desejar sair desse mundo para entrar em outro melhor? Não pensavam eles nos seus amigos, de quem há pouco se tinham despedido, nesses irmãos que eram tratados pior que animais nas minas de Cilícia?
O historiador Eusébio de Cesareia é quem nos informa disto; estava nas vizinhanças quando, no ano de 309, eles foram justiçados.


Santos Elias, Jeremias, Isaías, Samuel e Daniel com companheiros

Fonte:
Santos de cada dia pág 161 e 162

Nenhum comentário :

Postar um comentário