expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Páginas

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

As Religiões da Índia I - Vedismo e Bramanismo

As principais religiões que se sucederam na Índia sãos o Vedismo, o Bramanismo, o Budismo e o Hinduísmo ou Neo-bramanismo.

VEDISMO => O  Vedismo é, entre as diversas religiões dos Hindus, a primeira de que fala a história. A religião védica está contida nos livros sagrados, chamados Vedas e particularmente no mais antigo dentre eles, o Rig-Veda. E uma religião naturalista onde os fenómenos e as forças da natureza são divinizados.  Além do que essa religião marcou a passagem do animismo primitivo bem como do seu naturalismo ao Bramanismo eo Hinduismo, sendo essas religiões desdobramentos naturais do Vedismo. Sob este aspecto, pode comparar-se
ao Paganismo, de que já falámos anteriormente, o que nos dispensa de demonstrar a sua falsidade.

O Bramanismo.
FUNDADOR => Nenhum documento nos permite fixar rigorosamente a origem do Bramanismo e, muito menos ainda, indicar o nome do fundador.

DOUTRINA => A doutrina do bramanismo encontra-se nos livros sagrados chamados Vedas, cuja interpretação é da competência exclusiva dos brâmanes, isto é, dos sacerdotes de Brama. Ora os Vedas contêm, por assim dizer, duas religiões sobrepostas s uma, que era a base da antiga religião védica, que é um politeísmo naturalista; outra, que é um panteísmo idealista junto com a ideia da mentempsicose, constitui
o bramanismo pròpriamente dito, Brama é o ser único, do qual procede o mundo, por emanação. Todos os seres saem dele e nele tornam a entrar, e assim sucessivamente, até que a alma purificada de toda a mancha possa ser definitivamente absorvida em Brama e entrar para sempre no Nirvana. A moral do bramanismo dimana desta doutrina da metempsicose. A alma passa para o corpo de um animal ou de um monstro, conforme foi julgada mais ou menos culpada; portanto a vida deve ser considerada como o mal supremo. Devemos pôr termo a estas mortes e renascimentos contínuos. Ora, para chegar a este resultado, é necessário praticar a renúncia, aniquilar a concupiscência, em resumo, extinguir em nós a sede da existência, causa de todo o mal. Deste modo, a doutrina bramânica leva à prática do ascetismo, a essas modificações exageradas dos faquires que habitam as florestas, que só se alimentam de ervas e frutos agrestes, que permanecem longos meses na mesma posição, ou ficam expostos aos ardores do sol tropical durante dias inteiros.

CRITICA => Como vimos, os Vedas são uma amálgama de politeísmo e de panteísmo. Portanto, é impossível atribuir-lhes origem divina, Ainda que a parte moral contenha sábios preceitos sobre a luta contra as paixões, e excelentes prescrições acerca da castidade, da veracidade, e da fidelidade às promessas, passa contudo em silêncio os deveres da beneficência e da caridade. Bem como as suas condenadas teorias de imanação, reencarnação entre tantos outros erros que me abstenho de tratar aqui, por não serem de minha competência, teremos a oportunidade de nos alongar nas proximas postagens do Ipsa Conteret sobre esses temas na serie sobre as Heresias (tema esse tratado por Lucas Stefano).

Obs: As imagens são fortes, mas se fazem necessárias para justamente expor ao leitor a gravidade e maldade dessas religiões!

Nenhum comentário :

Postar um comentário