expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Páginas

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O ROSÁRIO - Dom Antônio de Castro Mayer

     O mês de outubro, por determinação do Papa Leão XIII, é dedicado à devoção do Santíssimo Rosário da Bem Aventurada Virgem Maria.

     É a palavra autorizada deste grande Papa que nos diz o valor e da eficácia desta devoção, generalizada na Santa Igreja, mas que conta com adversários sinuosos e perseverantes. Leão XIII parece descrever a situação de hoje. Daí a atualidade de suas palavras. Diz ele:

     ''E de todos conhecídissimo com quantas e quais meios de corrupção a malícia do mundo, iniquamente, se esforça por enfraquecer e por extipar, inteiramente, dos corações a fé cristã e a observância da lei divina, que alimenta essa fé e a faz frutificar. E, já por toda parte, o campo do Senhor, como que talado por uma terrível peste, quase se asselvaja, pela ignorância da religião, pelo erro e pelos vícios.

     E o que é ainda mais doloroso, é que aqueles que poderiam e teriam o sagrado dever de porem um freio ou de infligirem justas penas à perversidade tão arrogante como que lhe dando incentivo, ou pela inércia, ou pelo apoio. Por isso, temos muita razão de entristecer-nos por vermos que às escolas públicas, deliberadamente , se tenha dado uma organização tal, que consente que o nome de Deus seja nelas calado, ou ali seja ultrajado.

    Devemos entristecer-nos, outrossim, com a licença, cada vez mais disfarçada de imprimir ou pregar toda sorte de ultrajes contra Cristo, Deus e sua Igreja... A prática da vida já agora não está mais de acordo com a fé. Quem considerar esta perversão a esta ruína dos interesses mais vitais, certamente não se admirará se, por toda parte, as nações gemem, sob o peso dos castigos divinos, e ficam consternadas pelos temor de calamidades ainda mais grave''.

    Feito o diagnóstico da situação sócio-religiosa, aponta o Papa na oração especialmente do Santo Rosário, o meio seguro de obter o saneamento do mal:

     ''Para aplacar a majestade de Deus ofendida e para proporcionar o necessário remédio àqueles que tanto sofrem, certamente não há melhor meio do que a oração devota e perseverante, unida ao espírito e à prática da vida cristã. Para conseguir esses dois escopos, julgamos que o mais indicado meio é o ''Rosário Mariano''.

     Leão XIII recorda aqui como a devoção do Santíssimo Rosário, espalhada por São Domingos de Gusmão, purificou o sul da França da peste dos Albigenses, ''pertubadora e corruptora da integridade da Fé e dos costumes''.

     Leão XIII ordena que, no mês de outubro, diariamente se reze ao menos o Terço do Santíssimo Rosário, durante a Missa, se o exercício fizer pela manhã, diante do Santíssimo Sacramento exposto, caso seja ele realizado à tarde. Esta praxe instaurada por Leão XIII é ainda lembrada pelo Diretório Litúrgico, no fim do mês de setembro.

(Dom Antônio de Castro Mayer, Monitor Campista, 18 de Outubro de 1981).

Nenhum comentário :

Postar um comentário